segunda-feira ,13 janeiro 2025
Home / Notícias / Mais de 300 famílias ocupam terreno público em Belo Horizonte

Mais de 300 famílias ocupam terreno público em Belo Horizonte

Ocupação é realizada por famílias sem moradia e sem terra na região do Barreiro

O nome Eliana Silva foi dado à ocupação em homenagem à uma das principais lideranças da ocupação Vila Corumbiara, que aconteceu na década de 90 também em Belo Horizonte. Ela foi diagnosticada com um câncer de mama, e assim como no movimento também lutou contra o câncer, infelizmente sem êxito. Eliana faleceu, mas o seu trabalho não parou, e em 2012 o MLB mais uma vez organizado realizou a ocupação que a homenageou. Esta se dedicou amplamente à luta pelo direito à moradia e à cidade e é uma referência para movimentos da luta popular.

Eliana Silva é uma ocupação realizada por famílias sem moradia e sem terra na região do Barreiro, em Belo Horizonte. A ocupação se iniciou na madrugada do dia 21 de abril de 2012, quando cerca de 200 famílias, organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), ocuparam um terreno público que não cumpria sua função social da terra na região do Barreiro. A primeira ocupação teve duração de um mês, pois a prefeitura (juntamente com alguns outros órgãos que visam o interesse das grandes empresas), conseguiu uma reintegração de posse que foi assinada pela Juíza Luzia Divina. As famílias permaneceram no terreno em barracos de lona por pouco menos de um mês.

10716280_670630016366617_1047978792_n

Nos dias 11 e 12 de maio, as então 350 famílias moradoras da ocupação foram removidas do terreno pela Polícia Militar, (sob comando do Cel. Machado) que cumpriu a ordem de despejo com forte aparato repressor: mais de 400 policiais, cavalaria, cachorros, tanque de guerra (caveirão), gás lacrimogêneo e armas. A população, incluindo crianças e idosos, resistiu por muitas horas, mas não conseguiu permanecer na ocupação. A ação da polícia foi considerada ilegal, uma vez que o despejo aconteceu sem aviso prévio à comunidade, sem comissão de negociação e sem

avaliação do recurso apresentado pelo advogado das famílias da ocupação. Após o despejo, as famílias tiveram de encontrar outro local para morar, muitos pediram abrigo a parentes ou foram morar de aluguel. Apesar das dificuldades, as famílias se esforçaram para continuar organizadas e para realizar encontros semanais para articulação do grupo.

No dia 22 de agosto de 2012, com o apoio do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), as famílias que se mantiveram organizadas realizaram uma nova ocupação, também em um terreno vazio, localizado a aproximadamente 1km do local inicialmente ocupado. A nova tentativa das famílias continua sendo uma busca pela garantia ao direito à moradia adequada e ao direito à cidade. Desde agosto, foram construídos no local 200 barracões de alvenaria, uma creche e uma cozinha, ambas de uso comunitário. O objetivo da ocupação, segundo moradores e integrantes do MLB é transformar a área em um bairro.

A primeira etapa da construção foi financiada pelos próprios moradores com doações de tijolos, cimento e mão de obra. Posteriormente, recebemos auxílio de diversos apoiadores externos que garantiram a quase conclusão do primeiro cômodo da creche já com os banheiros.

10711319_670630133033272_1579245969_n

A luta das famílias da Ocupação Eliana Silva continua viva e cada vez mais firme. Durante os 2 últimos anos, muitos desafios foram superados, vários avanços foram

registrados, mas o governo de Antônio Anastásia e o prefeito Márcio Lacerda, ignoram por completo as necessidades básicas dessas famílias de Belo Horizonte. Solucionar os problemas de cerca das 300 famílias é urgente.

As expectativas de conquistas são: Água e Luz legalizados para todos os moradores, criar um alojamento para visitantes, por exemplo, estudantes que fazem trabalho e tentam ajudar os moradores.

10695327_670630293033256_446600491_n
Reunião com moradores da Ocupação Eliana SIlva

Trabalho dos Alunos de Publicidade e Jornalismo do Centro Universitário UNA

Reportagem e Edição: Maycon Santos
Imagens: Nathália Romana
Procuçao: Carolina Coelho e Brenda Rodrigues
Auxiliar: Vinicius Costa

Você pode Gostar de:

Sem tumulto, Contagem tem votação tranquila no 2º turno das eleições

Eleitores foram às urnas neste domingo com a esperança de mudança. Diferente do primeiro turno …

Comente