Depois da repercussão sobre a falta manutenção da Praça do São Mateus o serviço de limpeza e capina foi realizado.
Os moradores da rua Ubatuba, no bairro São Mateus, em Contagem reclamam da falta de manutenção da praça. O mato está alto e muitos lixos são jogados no local. A comunidade do entorno é quem faz a limpeza e capina do ambiente.
A Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (Conparq) é a responsável pela limpeza e execução das atividades de capina e varrição nas praças, parques, ruas e passeios municipais. Tem o dever também de assegurar a funcionalidade e o bom aspecto de praças e jardins em logradouros públicos, visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos no município. Mas esse objetivo da instituição não está sendo cumprido. Segundo a moradora Alexandra Almeida o local só é limpo quando está programado evento político na região. “Já tem mais de três meses que eles não limpam, aqui aparece rato, barata e se procurar acha até escorpião. Agora está chegando às eleições e quero ver esse povo vir aqui”, exclamou Alexandra que cobra uma postura mais rigorosa dos vereadores da região.
O cenário só não é pior, por causa da iniciativa de Iris e Elias. Os dois moram em frente à praça e cuidam do jardim, e aplicam seus recursos para manter o local Limpo. Eles ficam de olho para que nenhuma pessoa danifique o lugar. “Não quero que o povo da prefeitura venha e fale que eles fizeram, pois nunca me ajudaram com nada”, afirmou Iris.
Por telefone a Conparq disse que a manutenção da praça está na agenda de limpeza urbana da cidade de Contagem. A equipe da vereadora Glória da Aposentadoria disse que já fez a solicitação e a limpeza está marcada para esta semana.
Praça dos Cadeirantes não tem iluminação
A praça dos cadeirantes que fica entre os bairros Tijuca e Recanto da Pampulha também está precisando de poda e manutenção. A principal reivindicação da comunidade do entorno é sobre a iluminação que até hoje não foi instalada. A Praça foi inaugurada no mês de abril de 2016. Os moradores ficam preocupados com a escuridão do ambiente. “A única iluminação que se tem é da pizzaria, mas quando ela fecha tudo fica deserto”, comenta Raquel. Ela espera o ônibus aos domingos à noite, em frente à praça.
Até o fechamento desta matéria a responsável pela Administração da Regional Nacional não respondeu sobre a instalação da iluminação no local.
Veja a reportagem do site “Meu Bairro em Foco”, quando a praça foi inaugurada: