Previsão de Pavimentação da rua Queluzito e Av. José Pedro Mandu, no bairro Tijuca, era para o 1° Semestre de 2018.
O site Meu Bairro em Foco entrou em contato com a Secretaria de Comunicação de Contagem que enviou a seguinte explicação.
NOTA OFICIAL
“A Prefeitura de Contagem, por meio da Subsecretaria de Manutenção, informa que foi preciso alterar o cronograma de pavimentação das ruas Queluzito e José Pedro do Mandú, na região Nacional, após estudos técnico apontarem a existência de nascentes de água no local.
Portanto, a legislação ambiental determina outras intervenções antes da pavimentação, como a canalização de córregos.
Como a área faz divisa com o zoológico de Belo Horizonte, será preciso firmar uma parceria com a prefeitura da capital, uma vez que os córregos deságuam na bacia da Pampulha.
Quanto à rede de iluminação, é aguardada a liberação de uma Parceria Pública Privada (PPP) .”
Os moradores do bairro Tijuca, em Contagem sofrem com o abandono e descaso. A rua Queluzito e a Avenida José Pedro Mandu não têm pavimentação. Outra reivindicação da comunidade é sobre o córrego Água Funda que em dias de chuva inunda as casas ao redor. A falta de estrutura do bairro deixa a população indignada. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores.
A analista de sistemas Shirley Silva diz que possui vários protocolos de solicitações na subprefeitura e Secretaria de Obras de Contagem. Ela afirma que a prefeitura diz não ter empreiteira para colocar o poste para Cemig estender a energia elétrica. “Precisamos também de canalização da água pluvial, pois a enxurrada que desce das ruas Palmeiras e Jatobá entram no esgoto e volta tudo para nossa casa”, comentou.
O motorista Paulo Figueiredo não aguenta mais morar nessas condições. “Acabei de vender minha casa, isso é uma vergonha. Eles vieram ligar a água há poucos dias e até hoje não temos luz, tenho que puxar da rua de trás”, disse.
A Avenida João Batista Drumond sempre alaga em dias de chuva. Vicença Moura disse que era possível lavar roupa no córrego e até pescar. “Hoje o cenário é de tristeza”, diz a moradora. “A água entra em nossas casas em questão de segundos. Minha filha dorme no chão, perdemos quase todos os móveis, da última vez o Corpo de Bombeiros teve que nos tirar da nossa casa. Isso é desesperador, pois a gente pede socorro para prefeitura e eles dizem que o problema é nosso”, afirmou a manicure Rosiléia Alves. Os moradores da rua Queluzito e da Av. João Batista Drumond relatam a perda de diversos objetos durante os alagamentos.
Veja como o córrego fica em dias de muita chuva:
O córrego Água funda deságua na lagoa da Pampulha, ele faz a divisa entre os bairros Tijuca, em Contagem e Braúnas de Belo Horizonte. Em volta, é possível ver minas de água pura que brotam em diversos lugares, mas se misturam no esgoto que passa ao lado do muro do Zoológico de BH.
A prefeitura de Belo Horizonte não respondeu sobre a pavimentação da Avenida João Batista Drumond.
Em nota a prefeitura de contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, informou que a pavimentação das ruas José Pedro do Mandu e Queluzito será executada ainda no 1º semestre de 2018. O processo de iluminação está em licitação para atender novas áreas e as vias citadas também serão contempladas.
O portal de notícias “Meu Bairro em Foco” entrou em contato com a Copasa no início da manhã desta quarta-feira (07), por e-mail, mas a companhia não respondeu as solicitações da reportagem.