Sem considerar a opinião dos usuários do transporte coletivo do bairro Tijuca, em Contagem, a empresa URCA Auto Ônibus extinguiu horários do 2820/Tijuca e implantou a linha 2811 (São Mateus via Tijuca), o que deixou os moradores revoltados.
Segundo a empresa foi retirado alguns horários onde a demanda é baixa. A alteração foi a seguinte: o veículo deixou de sair do ponto final do bairro Tijuca nos horários de 20h, 21h e 22h20 de segunda a sexta.
No fim de semana a partir das 18h30 e no domingo a partir das 14h, foi inclusa a linha 2811 (São Mateus via Tijuca) para atender os usuários.
Segundo o gerente de tráfego Jeferson Aleixo, essa mudança não influenciará em nada, pois, aumentará apenas 4 minutos na viagem. “Fomos em campo para fazer esse teste, o ônibus só vai contornar a praça Concórdia, no bairro Tijuca, na ida e na volta e o letreiro estará com a numeração 2811”, explicou.
No dia 30 de março a comunidade se reuniu na praça para conversar sobre a mudança e mostrar que os moradores não estão de acordo com a alteração. “Vamos verificar no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DEER/MG e na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) sobre algumas questões desta linha 2811 e assim tomarmos providências, pois isso é inconstitucional”, disse Vera Lúcia, uma das organizadoras do encontro.
Outras reclamações foram citadas pelos usuários do transporte urbano como falta de limpeza. “Além da passagem cara a gente não têm conforto e até barata aparece. A linha do São Mateus não atende a todos, pois ele vem só até a praça e tem gente que mora no final do bairro, não tem condição de descermos esse pedaço sozinho à noite”, comentou a estudante Mariana Pereira.
Ainda segundo Aleixo o ônibus é limpo diariamente e dedetizado a cada 15 dias, mas ele elenca que os ônibus chegam à garagem com muitos lixos espalhados pelo veículo.
Nos demais horários às linhas 2810, 2820 e 2830 irá operar normalmente.