Aventura sem limite pela cidade de Rio Acima, um turismo radical feito nas suas maravilhosas montanhas, cachoeiras e trilhas. A área abastece os 10 mil habitantes com água de classe especial. A cidade fica cerca de 35 km de BH.
Rio Acima é o único município totalmente inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Sul, da região metropolitana de Belo Horizonte. Lá fica também a APA do Mingu, que abriga a bacia hidrográfica de mesmo nome e uma rica vida silvestre, e dá possibilidade à reprodução de espécies raras.
O local é muito visitado por acampantes. A turma de desbravadores, meninos e meninas entre 10 a 15 anos escolhem o local parar realizar as suas atividades de vida campestre.
O clube de desbravadores estudam diversas especialidades da natureza. Uma forte tempestade atingiu a turma em um dos acampamentos em Rio Acima. Veja no vídeo:
Rio Acima é conhecida por suas belíssimas cachoeiras e também pela prática do rapéu. Valmir desceu a cachoeira do Índio e disse que é essencial realizar essa atividade com algum conhecimento técnico. “Tem 25 anos que desço essa cachoeira, ela é uma das melhores da região”, comenta.
Veja o trajeto para chegar até a cachoeira do Viana. “Chegando em Rio Acima atravessar ponte sobre o rio das Velhas, na praça principal seguir em frente passando ao lado da rodoviária, após a linha férrea entrar à direita (asfalto), seguir por 1 Km sentido bairro Jatobá, passar em frente à Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, seguir mais uns 50 m, entrar à esquerda, atravessar o bairro jatobá, no final seguir por 1 Km chegando na Capela Santa Luzia, bifurcação à direita, vai para Cocho D’agua, a esquerda vai para a cachoeira Viana. A partir daqui terá placas de sinalização indicando o Condomínio Tangará, chegando na portaria fazer retorno à esquerda, seguir por cerca de 2 Km, chega-se à cachoeira do Viana”. Fonte site Rio Acima Conheça e Explore
PASSEIO DE MARIA FUMAÇA
(percurso de 7 km e feito em 55 minutos, entre Rio Acima e Honório Bicalho)