por Maycon Santos atualizado em 26/02/2018_9h
A situação é de calamidade para moradores que residem à beira do córrego Muniz, na vila Sapolândia, entre os bairros São Mateus e Carajás, em Contagem. Durante o período chuvoso o nível da água sobe e assusta a população. Num vídeo enviado para o site Meu Bairro em Foco dá para ver a força da água, que já levou algumas contenções feitas pelos próprios moradores.
O semblante da comunidade é de revolta, pois eles vivem nesta situação há anos. “Olha como está a minha casa, a prefeitura vai resolver isso quando desabar? Temos que ficar de olho nesta ponte, teve um dia que uma senhora quase caiu e foi levada pela enxurrada”, comentou Mauro Sérgio.
Outra dificuldade enfrentada pelos moradores é o descarte de lixo e entulho irregular jogado à beira do córrego. “Eles tinha que voltar com a caçamba pra nós, pois não tem como a gente sair daqui para jogar o lixo na Vila Mariana”, disse Solange.
Ela contou também que insetos aparecem com frequência na região e alerta para o perigo, pois está perto de uma quadra de futebol e do posto de saúde.
A comerciante Zelita está cansada de pedir para representantes e autoridades a canalização do local.
“Esse é o ano de eleições, pode ser que alguma coisa mude aqui. Quando o prefeito Alex de Freitas se elegeu ele passou por aqui com a vereadora Glória da Aposentadoria, ele deixou claro que teríamos orgulho de morar aqui, mas até hoje nada mudou”, desabafou Zelita.
Em nota a prefeitura de Contagem disse que “está sendo feito um estudo de viabilidade técnica para canalização do córrego”. Afirmou também que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil promoveu vistoria no local e deixou orientações. “Em caso de chuva forte os moradores não devem permanecer no local, caso apareçam trincas e rachaduras em vigas e pilares, os mesmos devem deixar o imóvel e ligar para o número 199.”
Até o fechamento desta reportagem a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) não se manifestou.
A vereadora Glória da Aposentadoria encaminhou pedidos de revitalização para o córrego Muniz. “Foi feito pela Secretaria Municipal Adjunta de Manutenção e Serviços Públicos um projeto básico para criação de um canal aberto, que funcionará para canalizar a água, contenção das encostas e reforma da passagem de pedestre”, respondeu a assessoria da vereadora.
Veja alguns anexos dos pedidos: