Em vários pontos da cidade já é possível ver árvores da espécie Ipê que deram um tom especial para as ruas e praças. Elas colorem o ambiente e deixam o lugar mais agradável.
A beleza é tanta que todos querem fotografar e publicar as fotos nas redes sociais. “Temos agora que observar a natureza. Os ipês, tanto o rosa, quanto o amarelo estão trazendo charme para a cidade. A beleza e a gentileza deixa a cidade mais bonita”, comentou o psicólogo Luiz Carlos. O palhaço Gerson Bernardes afirmou ter visto um pica-pau na árvore. “Está tudo muito lindo e maravilhoso, alegra os pássaros e a nós também”, relatou.
A temporada de Ipês começou no mês de julho com as flores de cor rosa e roxo. Neste mês de agosto o brilho é do Ipê amarelo. Em setembro quem vai embelezar as ruas e praças é o Ipê branco.
Em entrevista ao Jornal Estado de Minas, João Renato Stehmann, professor do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica que houve, este ano, um intervalo maior entre a floração dos tipos roxo e rosa devido a alguns dias de chuva no início de junho.
Ainda segundo o botânico em Minas, há 20 espécies diferentes, com incidência dos amarelos, rosa, branco e roxo em BH, sendo o branco o de floração mais efêmera. Ele ainda acrescenta que na capital há três espécies do amarelo: o de porte menor, plantado geralmente nos passeios, sob a rede elétrica, o ipê-do-cerrado, presente nas matas no entorno, de galhos mais retorcidos, e o de flores mais claras, típico das matas de transição.
Turistas e moradores param para observar e fotogravar o Ipê Amarelo da praça do bairro Estrela Dalva. Ouça.