por Maycon Santos_16/01/2018_19h
Um bota-fora prejudica motoristas que transitam na Rua Sete no bairro Arvoredo II, em Contagem. Vários tipos de lixo são jogados no lugar como carcaças de eletrodomésticos, entulhos, embalagens de alimentos, fraldas sujas e outros tipos de dejetos. Esse é o cenário encontrado na saída dos bairros Estrela Dalva e Confisco.
O lixo tomou conta de parte da via, o que prejudica a circulação dos veículos no local. Quem desce a rua Sete sentido Av. Severino Ballesteros têm que entrar na contramão para desviar dos entulhos.
O morador Marcelo argumentou que a solução é fiscalizar o local e proibir o descarte de lixo. “A prefeitura tem que tomar providências. Tem que acabar com isso. Eles até limpam, mas os próprios moradores da região pagam pessoas para jogarem o lixo aqui”, comentou o morador.
Segundo o vendedor Márcio que trabalha em frente o bota fora irregular, quase ocorreram acidentes por causa dos entulhos. “A prefeitura veio ontem e disse que ta na agenda para limpeza, mas tem que ser o mais rápido possível, pois está prestes de acontecer algo pior aqui”, reclamou o vendedor.
O ponto mais próximo que é permitido jogar entulho fica na Rua O, no bairro Confisco, cerca de 900 metros da Rua Sete. A Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) é constituída de caçambas públicas instaladas em diversos locais de fácil acesso à carroceiros e moradores, destinadas a receber pequenos volumes de resíduos de construção civil (até 2 m³), sucatas, madeiras, podas e volumosos (exemplo: móveis velhos e eletrodomésticos). Caçambas ficam a disposição da comunidade e os dejetos são recolhidos semanalmente.
Penalidade
Multas para quem é flagrado jogando lixo e entulho em pontos irregulares variam de R$ 7.000 e R$ 35 mil. Denúncias e solicitações de limpeza podem ser feitas pelo telefone 0800 2831 225.
Nossa equipe entrou em contato com a Regional Nacional, mas até o fechamento desta matéria não se obteve resposta.
Limpeza é realizada no dia 17/01/2018
Motoristas reclamam da placa de parada obrigatória na subida do morro.
A Rua Sete é um morro pesado e os condutores que passam no local acham melhor a sinalização de parada obrigatória ser realocada para Rua Vinte e dois, paralela a Rua Sete. “Muita das vezes sobe caminhão neste morro e fica complicado para eles pararem para dar preferência”, comentou o motorista Arnaldo.
Eviamos um e-mail com está sugestão para equipe de engenharia da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), para solicitar a possibilidade de mudança de sinalização. Eles responderam que para que a alteração seja realizado no local, é necessário um abaixo assinado com o maior número de assinaturas possível, uma vez que tal alteração afetará a circulação de um cruzamento importante do Bairro Arvoredo II.